sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dica de leitura

A capa do livro traz a foto de um manuscrito de Tomé
   Tomé - da mesma forma que Mateus, Marcos, Lucas e João -, é um evangelista. Em 1945, durante uma expedição arqueológica no alto-Egito, foi revelada, ao mundo, a existência do quinto Evangelho, escrito em linguagem copta. Ciente da descoberta, a Igreja Romana classificou as sentenças codificadas por Tomé como “apócrifas”, hereges, contrárias aos dogmas eclesiásticos. Por essa decisão, a nova luz não foi incorporada à Bíblia. Porém, o fato deixa marcas e um questionamento a ser feito: que tipo de transgressões sofreram os evangelhos, ditos canônicos, nos tempos em que as informações sobre o Cristianismo eram concentradas nos calabouços monásticos?

   Como, neste blog, não há o menor compromisso com o fundamentalismo, indico, amplamente, a leitura do Evangelho Segundo Tomé. Nele, Jesus brilha com suas parábolas espirituais e demonstra a energia cósmica do Cristo Redivivo.

   “Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: o Reino está no céu, então as aves vos precederam: o reino está no mar, então os peixes vos precederam. Mas, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza”[1].



[1] Terceira sentença escrita por Tomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário